domingo, 17 de abril de 2011

PARTE XI

PARTE XI

LEVANTAMOS CEDO. DECIDIMOS IR COM NOSSO MOTORHOME ATÉ O PARQUE NACIONAL DOS GLACIARES, POUPANDO OS GASTOS COM O TRANSPORTE. A ESTRADA ESTÁ ASFALTADA EM TODO SEU TRAJETO. APÓS CERCA DE 80 KM, LÁ ESTAVA ELE, O GLACIAL PERITO MORENO. INACREDITÁVEL. FUI OBRIGADO A PISCAR OS OLHOS PARA TER CERTEZA DO QUE EU ESTAVA VENDO. MAGNÍFICO!


PAGAMOS A ENTRADA DO PARQUE (80 PESOS PARA CIDADÃOS PERTENCENTES AOS PAÍSES DO MERCOSUL) E NOS DIRIGIMOS AO ESTACIONAMENTO. O BARCO JÁ ESTAVA QUASE PARTINDO. MINHA ESPOSA FICOU COM O BEBÊ E, PARA O TRACKING, FOMOS EU E GIOVANA (15 ANOS) APENAS.

NO LOCAL, FOMOS RECEBIDOS PELOS FUNCIONÁRIOS DA HIELO & AVENTURA QUE NOS EXPLICARAM, EM ESPANHOL, A ORIGEM DOS GLACIARES. DESCOBRIMOS QUE A UMIDADE QUE VEM DO PACÍFICO E ATLÂNTICO CHOCAM-SE COM AS MONTANHAS, SOBEM, CONDENSAM E CAEM EM FORMA DE NEVE, FORMANDO OS GLACIARES. SÃO MAIS DE 600 EM TODO O PARQUE. O MAIS FAMOSO DELES, EM VIRTUDE DE SEU FÁCIL ACESSO, É O GLACIAL PERITO MORENO.

APÓS AS INSTRUÇÕES, RECEBEMOS AS BOTAS APROPRIADAS PARA ANDAR SOBRE O GELO E PARTIMOS PARA A NOSSA CAMINHADA. SENSAÇÃO INDESCRITÍVEL CAMINHAR SOBRE O GELO.



CAMINHAMOS DURANTE DUAS HORAS COM UM GRUPO DE TURISTAS FRANCESES E, AO FINAL, PARAMOS EM UM LOCAL ONDE NOS FOI SERVIDO WHISKY COM GELO TIRADO DO CHÃO. PASSEIO INCRÍVEL! PAISAGEM MAGNÍFICA! NÃO HÁ PALAVRAS CAPAZES DE DESCREVER TAL PAISAGEM. É PRECISO ESTAR LÁ, VÁRIAS VEZES!



VOLTAMOS PARA O MOTORHOME JÁ PERTO DAS 3 HORAS DA TARDE. DIRIGIMOS ATÉ OS MIRANTES. TIRAMOS ALGUMAS FOTOS E NÃO CONSEGUIMOS ALMOÇAR NO RESTAURANTE DO PARQUE DEVIDO AO ATRASO.



VOLTAMOS PARA O MESMO CAMPING DE EL CALAFATE. PASSEAMOS UM POUCO PELAS RUAS E TERMINAMOS A NOITE JANTANDO NO RESTAURANTE DO CAMPING.



PLANEJÁVAMOS IR PARA BARILOCHE DEPOIS DE EL CALAFATE E, A PARTIR DE LÁ, CRUZAR PARA O CHILE E SUBIR ATÉ O DESERTO DO ATACAMA, PARA, SOMENTE ENTÃO, VOLTAR PARA O BRASIL PELO NORTE DA ARGENTINA. OCORRE QUE UMA LIGAÇÃO DO BRASIL ACABOU COM NOSSOS PLANOS. UM DE NOSSOS CLIENTES ALEGOU QUE SÓ ASSINARIA UM CERTO CONTRATO NA SEGUNDA-FEIRA SE ESTIVÉSSEMOS PRESENTES. BOM! RECEBEMOS ESTA NOTÍCIA TERÇA À NOITE, PORTANTO, SEGUNDA PELA MANHÃ EU DEVERIA ESTAR EM CURITIBA.

DE EL CALAFATE ATÉ CURITIBA SÃO 5 MIL KM, PORTANTO, TERIA QUE RODAR 1000 KM POR DIA.

PARTIMOS QUARTA PELA MANHÃ E SEGUIMOS ATÉ A ENTRADA DE RIO GALLEGOS, DISTANTE 400 KM DE EL CALAFATE. LÁ, PERCEBEMOS QUE TERÍAMOS QUE SEGUIR CERCA DE 30 KM PARA DENTRO DA CIDADE PARA ENCHER O TANQUE NO POSTO DE COMBUSTÍVEL MAIS PRÓXIMO. ENTRETANTO, NOSSOS MAPAS NOS ALERTARAM QUE , 100 KM ADIANTE, EXISTIA UM POSTO NA RUTA 3. SENDO ASSIM, SEGUIMOS ADIANTE PELA ESTRADA EM DIREÇÃO AO NORTE, EM DIREÇÃO A BUENOS AIRES.









O MAPA ACIMA MOSTRA UM POUCO O QUE EU PRETENDO DIZER. SEGUIMOS A ROTA ROXA (RUTA 3), DISTANTE 30 KM DE RIO GALLEGOS.

AO CHEGAR AO POSTO DENOMINADO NO MAPA DE LEMARCHAND, SURPRESA! O BREVE DIÁLOGO QUE TIVE COM O ÚNICO FUNCIONÁRIO FOI ASSIM:




- SEÑOR! NECESSITO COMBUSTIBLE.

- NO HAY COMBUSTIBLE HACE CASI 4 AÑOS!

- SI! PERO, DONDE ESTA LA GASOLINERA MAS CERCA?

- A CASI 100 KM ADELANTE!




DESESPERO! ESTAVA ANOITECENDO E EU NÃO TINHA COMBUSTÍVEL PARA TAL DISTÂNCIA. MEIO APAVORADO, COMECEI A DIRIGIR SEM DEMONSTRAR MINHA PREOCUPAÇÃO. DECIDI TENTAR, POIS VOLTAR PARA RIO GALLEGOS NÃO SERIA LÁ UMA BOA OPÇÃO, JÁ QUE A DISTÂNCIA SERIA A MESMA.

ACHO QUE DIRIGI OLHANDO PARA O INDICADOR DE COMBUSTÍVEL. COMEÇOU A VENTAR, COISA TÍPICA DA PATAGÔNIA, MAS O AZAR ESTAVA COMIGO NAQUELAS HORAS, POIS ESTÁVAMOS CONTRA A DIREÇÃO DO VENTO, O QUE FEZ COM QUE O VEÍCULO CONSUMISSE MUITO MAIS RÁPIDO O JÁ POUCO COMBUSTÍVEL QUE POSSUÍAMOS.

QUANDO EU ESTAVA A CERCA DE 20 KM DA CIDADE DE CMT PEDRA BUENA, O VEÍCULO PAROU. MALDITOS MAPAS! JOGÁ-LOS-EI FORA!

DEIXEI A FAMÍLIA NO MOTORHOME NO ACOSTAMENTO DA ESTRADA E LÁ FUI EU PEDIR CARONA. O PRIMEIRO VEÍCULO QUE PASSOU IMEDIATAMENTE PAROU E ME LEVOU ATE O POSTO DE COMBUSTÍVEL DA CIDADE DE CMT PEDRA BUENA.


LÁ EXPLIQUEI PARA A GERÊNCIA O MEU PROBLEMA E ELES ATÉ TENTARAM LIGAR PARA O GUINCHO, QUE FARIA ESTE SERVIÇO, MAS ELE HAVIA VIAJADO. QUANDO PERCEBI QUE NINGUÉM ESTAVA DISPOSTO A AJUDAR, UTILIZEI DO ÚNICO ARGUMENTO AMPLAMENTE COMPREENDIDO EM TODO MUNDO. "YO PUEDO PAGAR MUY BIEN!" AFFFF! IMEDIATAMENTE APARECEU UM FUNCIONÁRIO DO POSTO MUITO, MAS MUITO GENTIL E TAMBÉM MUITO DISPOSTO A RESOLVER MEU PROBLEMA.

VOLTAMOS ATÉ O MOTORHOME. ELE COLOCOU O COMBUSTÍVEL E RESOLVI PAGÁ-LO COM 200 PESOS, OU SEJA, UM TANQUE DE COMBUSTÍVEL. FICOU MUITO AGRADECIDO E SEGUIMOS VIAGEM, JÁ SEM SOL!

QUANDO CHEGAMOS A COMANDANTE LUIS PEDRABUENA, ENCONTRAMOS O CAMPING MUNICIPAL ISLA PAVÓN E DECIDIMOS PARAR ALÍ PARA DORMIR. DOS 1000 KM NECESSÁRIOS, FIZ 600 KM POR CAUSA DO PROBLEMA COM O COMBUSTÍVEL.

CAMPING MUITO ORGANIZADO ÀS MARGENS DO RIO SANTA CRUZ. FUNCIONÁRIO BASTANTE SIMPÁTICO E PRESTATIVO. A ÁGUA DO CAMPING ERA TODA DO RIO, O QUE ME CAUSOU UMA CERTA PREOCUPAÇÃO, MAS LOGO AFASTADA PELO GENTIL FUNCIONÁRIO. ELE NOS EXPLICOU QUE A ÁGUA É COMPLETAMENTE LIMPA E QUE A CIDADE INTEIRA É ABASTECIDA PELO RIO SEM NENHUMA NECESSIDADE DE TRATAMENTO. FIQUEI COM VERGONHA DE CONTAR COMO TRATAMOS NOSSOS RIOS NO BRASIL.


COMPLETEI A CAIXA D'ÁGUA DO MOTORHOME COM A ÁGUA DO RIO. INTERESSANTE RESSALTAR QUE AQUELA ÁGUA TEM UM TOM LEITOSO BASTANTE PECULIAR DOS LAGOS QUE VI NA REGIÃO DAS GELEIRAS. DESCOBRI DEPOIS QUE O RIO SANTA CRUZ NASCE DO DEGELO DOS GLACIARES POR ONDE PASSEI, POR ISSO A TONALIDADE DIFERENTE DA ÁGUA.

PASSAMOS UMA NOITE MUITO AGRADÁVEL. JANTAMOS, CONVERSAMOS E ACABAMOS DORMINDO MAIS CEDO QUE DE COSTUME. 

QUANDO AMANHACEU, ME COLOQUEI LOGO A DIRIGIR. PRECISAVA DIMINUIR O ATRASO E PARAMOS POUCO. CONSEGUI FAZER DO CAMPING ONDE DORMIMOS ATÉ POUCO DEPOIS DE PUERTO MADRYD. FORAM 990 KM. PARAMOS O VEÍCULO PERTO DA MEIA-NOITE. FOI RELATIVAMENTE FÁCIL DIRIGIR APÓS O ANOITECER DEVIDO A ILUMINAÇÃO FORA DO COMUM DA LUZ DA LUA.


NO DIA SEGUINTE, PARTIMOS CEDO. EM SANTO ANTÔNIO D'OESTE TIVEMOS QUE PARAR E PROCURAR UM MECÂNICO PARA CONSERTAR UM VAZAMENTO DE ÓLEO DO DIFERENCIAL TRASEIRO. LÁ SE FORAM 3 HORAS DE ESTRADA JOGADOS FORA, MAS A CONVERSA COM O MECÂNICO FOI PROVEITOSA.

CONSEGUI SEGUIR ATÉ MUITO PRÓXIMO DA CIDADE DE AZUL. FORAM MAIS DE 1000 KM. PARAMOS EM UM POSTO JÁ NO COMEÇO DA MADRUGADA E DORMIMOS.


NA MANHÃ SEGUINTE, JÁ NO SÁBADO, PARTIMOS CEDO. QUASE ME PERDI AO PASSAR POR BUENOS AIRES, MAS DESCONFIEI DA ROTA E CONSEGUI ACERTAR. PARAMOS A 200 KM DE URUGUAIANA. FORAM SOMENTE 800 KM DEVIDO AO TRANSITO DA CAPITAL PORTEÑA, MAS CONSEGUI COMPENSAR NA RUTA 14  AO SEGUIR UM ÔNIBUS DE LINHA QUE PARECIAM CONHECER MUITO BEM A ESTRADA.



NO DIA SEGUINTE, JÁ DOMINGO, PARTIMOS E LOGO CEDO. DETALHE QUE DEVE SER LEMBRADO É QUE JÁ CONHECÍAMOS A FAMA DA POLÍCIA RODOVIÁRIA DA RUTA 14, MAS NÃO TIVEMOS COMO EVITAR, POIS A TRAVESSIA PARA O URUGUAY PELA BARCAÇA PROVAVELMENTE NOS TOMARIA MUITO TEMPO, MOTIVO PELO QUAL DECIDIMOS ARRISCAR.

PASSAMOS POR CERCA DE 8 CABINES DE CONTROLE DA POLÍCIA RODOVIÁRIA EM APENAS 200 KM, O QUE DÁ UMA MÉDIA DE UM CONTROLE POLICIAL A CADA 30  KM. UM ABSURDO! FUI DANDO SORTE EM TODAS ELAS, PASSANDO BATIDO. NA ÚLTIMA ME PARARAM. PENSEI: SERÁ QUE LOGO AQUI, TÃO PERTO DA FRONTEIRA DO BRASIL, EU VOU TER QUE MUDAR MINHA ÓTIMA IMPRESSÃO DESTE PAÍS? O POLICIAL APROXIMOU-SE E PUXOU CONVERSA SOBRE AS GELEIRAS, SOBRE A PATAGÔNIA E ME MANDOU SEGUIR. IMPRESSIONANTE! QUANDO TEMOS SORTE, ATÉ SANTO AJUDA!

CHEGAMOS AO PASO DE LOS LIBRES, DIVISA COM A CIDADE DE URUGUAIANA. PASSEI POR TODAS AS CABINAS DA ADUANA COM SUAS LONGAS FILAS, MAS EU ESTAVA FELIZ DEMAIS PARA RECLAMAR.



AINDA DO LADO ARGENTINO, ANTES DE CRUZAR A PONTE, EIS QUE SURGE A FISCAL DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PARA CONVERSAR. O SUSTO FOI TÃO GRANDE QUE NÓS QUASE PULAMOS NO PESCOÇO DA CRIATURA TAMANHA ERA NOSSA ALEGRIA AO ESCUTAR NOVAMENTE O BOM E VELHO PORTUGUÊS. A FISCAL FICOU TÃO CONSTRANGIDA QUE NÃO VERIFICOU ABSOLUTAMENTE NADA NO MOTORHOME. SEGUIMOS VIAGEM E CONSEGUI CHEGAR AO AEROPORTO SALGADO FILHO EM PORTO ALEGRE JÁ LÁ PELAS 21:00 HORAS.



NO DIA SEGUINTE, MICHELLI PARTIU COM AS CRIANÇAS NO PRIMEIRO VÔO DA MANHÃ PARA CURITIBA, POIS UM DE NÓS PRECISAVA ESTAR PRESENTE NA ASSINATURA DO CONTRATO.

EU FIQUEI DORMINDO ATÉ CERCA DAS 11 HORAS DA MANHÃ. SAI DE PORTO ALEGRE, SOZINHO EM DIREÇÃO A CURITIBA. SEGUI MEU GPS, MAS NÃO DEMOROU PARA EU PERCEBER QUE ELE APONTAVA A ROTA DA BR-116, SENDO QUE EU QUERIA FAZER A BR-101. VOLTEI E SEGUI PELA ROTA CORRETA.

JÁ EM SANTA CATARINA, PERTO DE GAROPABA, RESOLVI PARAR O MOTORHOME E DORMIR UM POUCO, POIS EU ESTAVA MUITO CANSADO E RESOLVI NÃO CORRER O RISCO DE DORMIR NO VOLANTE.

1 HORA DE SONO. TOMEI MEU BANHO BEM QUENTE E SEGUI NOVAMENTE PARA CURITIBA COM DIREITO A UMA PARADA NO MAGNÍFICO CAFÉ COLONIAL DO ALEMÃO ENTRE ITAPEMA E CAMBORIÚ.

CHEGUEI EM CURITIBA UMA HORA DA MANHÃ, COMPLETAMENTE DESTRUÍDO, MAS TAMBÉM MUITO CONTENTE COM A AVENTURA QUE JAMAIS SERÁ ESQUECIDA POR NINGUÉM DESTA FAMÍLIA.

"UM DIA É PRECISO PARA DE SONHAR E, DE ALGUMA FORMA, PARTIR"!
AMIR KLINK










2 comentários: